Uma iniciativa da Associação FACE e Austral Consultoria, membros da equipe OVERDUE Beira

Balneário público do mercado Banana, Manga Loforte, com a fossa cheia e transbordando

Contexto

Esta iniciativa de reabilitação de um balneário público surge no contexto de promoção de saneamento justo, digno e sustentável para os homens e mulheres nas cidades africanas.  

De facto, balneários públicos são fundamentais para o acesso ao saneamento, especialmente em áreas com muita gente, como os mercados, onde tanto as mulheres como os homens vendedores e clientes precisam de um lugar para se aliviarem em segurança e para manter a área limpa. 

Infelizmente, os balneários públicos na Beira, como os do mercado Banana do bairro de Manga Loforte, frequentemente encontram-se em condições críticas: as fossas estão cheias, as lamas transbordam, os compartimentos estão sujos. Para além de criar desmotivação nos trabalhadores do saneamento e utentes, também periga a saúde dos mesmos. 

A razão subjacente a esta situação é, muitas vezes, a falta de clareza sobre os papéis e as responsabilidades das diferentes partes, com procedimentos de gestão e financeiros pouco transparentes e um desenho do sanitário nem sempre adaptado às necessidades dos utilizadores e dos trabalhadores. A inclusão limitada das mulheres no processo de tomada de decisões e na gestão destes balneários, quando são elas que mais dependem deste serviço, contribui para a reprodução e a invisibilidade da questão. 

Balneário público abandonado com grandes danos estruturais após inundações e chuvas

A iniciativa  

Esta reabilitação é um modelo para iniciar uma reflexão ao nível dos outros mercados e balneários públicos – que são 17 na cidade da Beira – e melhorar o saneamento de uma maneira inclusiva, justa, sustentável e sensível ao género.  

A iniciativa assenta em cinco processos interligados: 

  • Envolvimento dos diferentes atores, especialmente a Comissão de Mercado, o Conselho Municipal da Beira, e os Serviços Autónomos de Saneamento da Beira, para identificar e esclarecer os papeis de cada um no processo de simplificação da gestão do sanitário, fiscalização e responsabilização.  
  • Envolvimento da comissão do mercado, vendedores e da comunidade no processo da tomada de decisão sobre os aspetos a melhorar no atual sanitário públicos do mercado da Manga Loforte (privacidade, segurança e gestão de resíduos com penso menstruais).  
  • Processo de reabilitação participativa – baseado em mão de obra do mercado ou do bairro mediante o pagamento de um subsídio acordado. Este processo permitira a criação de um espírito de pertença, acomodação das aspirações do género e uma influência direta no processo de gestão dos sanitários depois de reabilitado.   
  • Abastecimento de água para higiene pessoal e limpeza do sanitário: na reabilitação do sanitário, prever soluções alternativas às fontes existentes (normalmente externas ao mercado), ex. tanque para coleta da água da chuva, reaproveitamento da água, a ser usada para limpeza do sanitário.  
  • Um desenho inovador para facilitar a remoção das lamas fecais e adaptar-se ao lençol freático muito elevado e aos riscos de inundação 

A elaboração de um contracto efetivo com direito e deveres bem definidos entre as partes, clarificará aspetos relacionados com o modelo da infraestrutura, as necessidades de género e garantirá a sustentabilidade e a inclusão dos balneários. A melhoria, simplicação e esclarecimento de papeis e responsabilidades do modelo de gestão dos sanitários irá beneficiar de forma geral os sanitários da Cidade da Beira. 

Investigar as necessidades e aspirações em termos de instalações sanitárias
Balneários públicos bem conservados. A equipe investigou os fatores por trás de infraestruturas bem mantidas e abandonadas
Balneários públicos com telhado destruído

 O processo 

Desde 2020, no âmbito das pesquisas em Acção levadas a cabo pelo projeto OVERDUE, a Associação FACE em parceria com a Austral Consultoria realizou várias actividades como entrevistas qualitativas, observações aos locais de saneamento, sombreamento aos trabalhadores de saneamento, workshops e exposições de disseminação dos resultados. Esta foi a base para uma intervenção estratégica em Manga Loforte.  

Outubro 2022: Identificação dos balneários públicos para intervenção e conceção do projeto. A Comissão do Mercado Banana recebeu o projeto com grande alegria e satisfação porque para além de melhorar as próprias condições para o bem-estar de todos também irá melhorar as receitas que automaticamente irão melhorar a gestão do balneário.  

Outubro 2022 ate Janeiro 2023: Formalização da reabilitação e dos papéis dos atores públicos, privados e comunitários 

Dezembro 2022: Reunião na  Acção Social e Género para apresentar as pesquisas feitas no âmbito do OVERDUE. Levou as mulheres a uma extrema preocupação e assim decidir marcar uma audiência com o Edil da cidade da Beira para expôr as inquietações em torno do saneamento e dos balneários para que o governo possa dar a sua maior atenção a essa área. 

Dezembro 2022 até Março 2023: Reuniões com as autoridades municipais, chefes administrativos, Secretaria do Bairro e secretario do quarterão, serviços de saneamento para compreender as funções e responsabilidades no que respeita à os balneários. Dos 54 balneários, 13 foram construídos pelo município (CMB), 41 informalmente por particulares. Apenas os formais têm contratos claros que formalizam uma gestão privada.  

Fevereiro 2023: Seguindo o exemplo implementado pelo Programa de Apoio ao Saneamento Urbano de Tamil Nadu (TNUSSP), visitado pela equipa Austral/FACE em fevereiro de 2023, introdução de uma tabela para registar o número de utilizadores por dia da instalação pública antes da reabilitação, de modo a documentar as mudanças. 

Março 2023: Análise detalhada da situação e dos constrangimentos técnicos do balneário, tendo em conta a utilização, a contenção, a manutenção, a segurança, e a privacidade.  

Março 2023: Reuniões participativas com a comissão do mercado, vendedores, trabalhadores do saneamento, autoridades locais e membros da comunidade para discutir as mudanças que gostariam de ver dentro do balneário do mercado Banana.  

Abril 2023: Associação FACE é recebida pelo presidente do conselho municipal da Beira e apresenta o seu trabalho na área do saneamento autónomo e comunitário. Workshops no mercado Banana para discutir as necessidades e expectativas em relação à reabilitação. A FACE reúne uma equipa de voluntários para trabalhar com a comissão do mercado na reabilitação do balneário. 

25 Abril 2023: Lançamento da primeira pedra da reabilitação dos balneários do mercado Banana, com a presença do Conselho Municipal e do vereador do mercado.

Abril e Maio 2023: Quando o processo de escavação foi iniciado para construir uma estrutura de contenção melhorada, a equipa rapidamente se deparou com o desafio de um lençol freático elevado. Durante o processo, os camiões de vácuo foram chamados muitas vezes para remover a água, mas era simplesmente impossível selar a fossa. Este é um problema frequente na Beira e as fossas são escavadas durante a estação seca para o evitar, mas assim que chega a estação das chuvas, as fossas e os tanques ficam inundados.  

Maio 2023: A equipa consultou engenheiros na Beira para sugestões e partilha de experiências e encontrou uma solução técnica: Uma segunda parede será acrescentada no interior da fossa e selada com 10 cm de cimento hidráulico de secagem rápida. Assim a equipe consegui acabar a fossa e continuo com a demolição de algumas paredes do sanitário para adaptar a construção (especialmente adicionando uma rampa para facilitar o aceso).  

Junho 2023: A equipa está a finalizar a reabilitação do balneario na Beira e FACE juntou-se a um workshop organizado pela Austral Consultoria em Maputo para discutir a Justiça do Saneamento com as principais partes interessadas na capital de Moçambique e apresentar a nota política recentemente produzida. 

Meeting with the president of the Beira municipality
Meeting with the Social & Gender Action group to raise the issue of Sanitation
Counting users of the public toilets befiore the rehabilitation to keep track of the changes
Meeting with the Chief of the Manga Loforte administrative post
Building a team of volunteers to support the rehabilitation of the public facility
First stone ceremony: starting the rehabilitation work
Facing a technical challenge: Beira’s high water table
Starting the rehabilitation by excavating the containment area and consolidating it
Responding to high water table issue with a water proof layer

Próximos passos 

Contatos 

Esta intervenção estratégica é implementada pela FACE & Austral Consultoria em parceria com o CMB, SASB, vereador do mercado, e o apoio da OVERDUE. Para saber mais sobre esta iniciativa e atualizações recentes, por favor contacte: